Porque implantar a norma FSSC 22000 – Food Safety System Certification

Porque implantar a norma FSSC 22000 – Food Safety System Certification

Confira aqui como você, empresário do ramo alimentício, pode aumentar o faturamento de sua empresa por meio da implementação da norma FSSC 22000.

Vamos tratar aqui da Certificação de Sistema de Segurança Alimentar ou FSSC 22000 – Food Safety System Certification. O objetivo dessa norma é fornecer às empresas do ramo alimentício parâmetros para melhoria da gestão e segurança da produção alimentícia

E nós da DSGQ, entendendo que a questão da segurança alimentícia é um aspecto muito importante a ser considerada pelo empresário como garantia de fechar novos e excelentes negócios, vamos aqui nesse artigo tratar da norma FSSC e de sua relação com a norma GFSI, entidade que também normatiza internacionalmente a gestão e os processos referentes à segurança alimentar.

Origem da FSSC 22000 e sua relação com a GFSI

A norma FSSC 22000 foi desenvolvida a partir da ISO 22000:2005. Apesar dessa última também tratar sobre a segurança e qualidade de alimentos, por exigências de mercado, o conteúdo desta necessitou ser melhorado para atender as demandas da GFSI – Global Food Safety Initiative (Iniciativa Global de Segurança Alimentar).

Nesse contexto, para início de conversa, que a GFSI reconhece a norma FSSC. Assegurando, portanto, às organizações certificadas com essa última a possibilidade de atendimento de mercados externos conforme discutimos a seguir.

Em geral, para atender a demanda da população cada vez mais crescente, as empresas do setor alimentício adquiriram estruturas complexas visando atender às necessidades da população como um todo, para não dizer daquelas empresas que atuam mundialmente. Nesse contexto, em que a cadeia produtiva de alimentos se tornou mais complexa, elevaram-se também os riscos de segurança durante o processo de produção, transporte, armazenamento, etc.

Dessa forma, devido ao fenômeno da globalização também do setor de produção de alimentos, que os seus modos de produção se tornaram uma preocupação mundial tanto do ponto de vista dos fabricantes quanto dos consumidores, ambos cada vez mais atentos com o com os riscos inerentes a sua cadeia produtiva.

É a partir disso, que a DSGQ vem destacar a necessidade da implementação da norma FSSC 22000, para garantir aos fabricantes, fornecedores, varejistas e consumidores a confiabilidade no setor de segurança e qualidade de alimentos que a empresa produz. Além de a possibilidade de atuarem nesse mercado que agora é global, visto que pequenas empresas sempre podem ser fornecedoras de outras maiores.

Tudo isso é possível porque a organização que implementa a FSSC fica automaticamente respaldada pela GFSI, norma esta que é referência mundial para a gestão da segurança de alimentos. Conforme dissemos anteriormente, empresas que já possuem a FSSC tem livre mercado internacional, pois a certificação garante o atendimento dos pré-requisitos estabelecidos para a segurança de alimentos em vários outros países.

Vantagens de obter a certificação FSSC 22000

Uma das principais vantagens que a implementação da norma garante ao empresário do setor alimentício é que a mesma atende as exigências de diversos varejistas internacionais, bem como as maiores empresas alimentícias atualmente no mercado. Pois a certificação FSSC 22000 demonstra que a empresa está em conformidade com os requisitos da segurança de alimentos internacionalmente acordados.

A Certificação de Sistema de Segurança Alimentar aplica-se, entre outros, aos produtores de produtos de origem animal perecíveis, hortícolas, ingredientes alimentares, etc. A norma visa unicamente estabelecer os requisitos (parâmetros) para sua produção e colocação no mercado.

Lembre-se: destro dessa cadeira até mesmo uma empresa terceirizada necessita estar em conformidade com a norma!

Outros benefícios da implementação da norma FSSC 22000

O cenário atual da economia aponta para a busca por melhores preços e a consequente melhor gestão dos processos de produção por parte das empresas. Porém, tudo isso requer um esforço de todos na organização para a busca de boas práticas que viabilizem melhorias no processo de fabricação, identificação de perigos aos trabalhadores, melhores medidas de controle de todo o processo, redução de perdas e melhores resultados. E a implementação da norma FSSC permite atingir esses objetivos.

Assim, resumidamente, dentre os benefícios da implementação da FSSC 22000 para os negócios da empresa podemos citar:

  • O estabelecimento de uma comunicação objetiva, direta e eficaz com fornecedores, clientes e consumidores. Pois contratos e vendas são melhor mediados com empresas certificadas.
  • Otimização de recursos e processos. Pois normas existem para auxiliar também a empresa na otimização de tempo e utilização de recursos.
  • Melhoria no planejamento e aumento de produtividade. Pois, a partir da implementação da norma, a gestão dos processos tornam-se mais evidentes, bem como a segurança da produção.
  • Confiabilidade na empresa ou na marca

 Obtenha a certificação FSSC 22000 com nosso suporte

Se você quer que sua empresa tenha a certificação FSSC 2200 mas está com receios de como essa implantação poderá afetar a rotina da sua empresa, saiba que esse tipo de projeto na verdade tente a melhorar significativamente os processos do seu negócio.

Além disso, com a nossa consultoria ajudamos você com tudo o que é necessário para começar e terminar seu projeto a um preço realmente competitivo e com uma forma de pagamento que você não encontra em outras consultorias.

Entre em contato para saber o que podemos fazer pelo seu negócio. Ou clique aqui para saber mais sobre nossos serviços.

 

One Response

  1. […] Leia também Porque implantar a norma FSSC 22000 – Food Safety System Certification […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
×
Olá! Tudo bem? Para iniciar uma conversa clique no ícone do WhatsApp e escreva como posso te ajudar.