Certificação FSC®: o que é e como funciona

Certificação FSC®: o que é e como funciona

Conhecida como selo FSC, a certificação FSC® foi criada pela Forest Stewardship Council, uma organização não governamental e independente fundada em 1993. As normas criadas a partir desse fórum tem a função de promover o manejo florestal responsável por parte das empresas ao redor do mundo.

Em linhas gerais, as normas constantes no FSC:

  • Definem o que é um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável.
  • Permitem identificar ferramentas e recursos que promovam uma mudança positiva e duradoura nas florestas e nos povos que nela habitam.

Como qualquer norma, é uma maneira acordada para se proceder frente à fabricação de um produto, gestão de um processo ou fornecimento de serviço. Sendo assim, as empresas que possuem o certificado FSC® reconhecem de forma mútua a necessidade de produção responsável de produtos cuja matéria prima advém de madeira.

Além disso, as empresas aptas a fixar o selo FSC® em seus produtos, oferecem aos clientes e consumidores a garantia que a mesma passou por um processo de certificação, reconhecendo sua responsabilidade social quanto ao trato com as pessoas e o meio ambiente.

Como obter a certificação FSC?

O processo de certificação é voluntário, ou seja, cabe à empresa avaliar os benefícios de adquirir (ou não) o selo FSC. No entanto, aquelas que desejam fazer parte do rol de empresas certificadas necessitam passar por um processo de avaliação em que são verificados os cumprimentos de questões ambientais, econômicas e sociais que fazem parte dos Princípios e Critérios do FSC. Esse processo pode ser resumido em 5 etapas

  • Contato inicial – A operação florestal entra em contato com a certificadora
  • Avaliação – Consiste em uma análise geral do manejo, da documentação e da avaliação de campo. O seu objetivo é preparar a operação para receber a certificação. Nessa fase são realizadas as consultas públicas, quando os grupos de interesse podem se manifestar.
  • Adequação – Após a avaliação, a operação florestal deve adequar as não conformidades (quando houver).
  • Certificação da operação – A operação florestal recebe a certificação. Nessa etapa, a certificadora elabora e disponibiliza um resumo público.
  • Monitoramento anual – Após a certificação é realizado pelo menos um monitoramento da operação ao ano.

Todo esse processo é conduzido pela certificadora, cabendo às mesmas avaliar operações de manejo florestal ou de cadeias de custódia para conceder o uso do selo FSC® nos produtos, e auditar operações certificadas, seja de manejo florestal ou de cadeia de custódia.

Observação: Cabe à certificadora precificar e cobrar por este serviço e o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal não recebe nenhum subsídio ou repasse financeiro pelas certificações.

Custos para obter o selo FSC® e qual os benefícios para o empresário

Assim, ao empresário, cabe dizer que o processo de certificação envolve custos financeiros, além de custos de tempo para adequar as operações relacionadas ao seu empreendimento às normas da certificação FSC®. E o seu valor está atrelado ao estado atual da forma de gestão do empreendimento.

Portanto, se o processo de produção e gestão naturalmente segue um bom gerenciamento de procedimentos legais, técnicas de manejos adequadas, etc., com certeza já está próxima de adquirir o selo e também arcará com custos de tempo e dinheiro menores para adequação. Por outro lado, o mesmo não ocorre se a empresa não dispõe de boas práticas alinhadas com aquelas constantes na norma FSC®.

Para tanto, é necessário recorrer a uma consultoria para uma análise mais detalhada da situação.

Apesar de todo os custos envolvidos na implantação da norma, 10 princípios do FSC® garantem vantagens e benefícios para todos os envolvidos no processo, que atingem todos os níveis da cadeia produtiva, desde a floresta até o consumidor final. Resumidamente, são eles:

Para os produtores florestais

  • Preços melhores, pois a procura por madeira certificada é grande e aumenta a acessibilidade ao mercado internacional, especialmente europeu, pois muitos países dão prioridade em importar madeiras certificadas.
  • Aumento de produtividade. Trabalhadores treinados em técnicas de manejo florestal reduzem o desperdício na floresta, esquecendo árvores cortadas em campo ou rachem no momento do corte. Sem falar na redução de desgaste com maquinas e equipamentos.
  • Melhoria de imagem. Para empresas que trabalham com o setor madeireiro, o certificado FSC® traduz a responsabilidade socioambiental com o manejo da floresta.

Para os beneficiadores e revendedores

  • Garantia de origem. Pois a empresa sabe que a madeira que está consumindo provém de uma floresta bem manejada e, portanto, não está contribuindo para a exploração predatória dos recursos florestais.
  • Reconhecimento do mercado e Responsabilidade Social. Um número crescente de consumidores conscientes está dando preferência aos produtos que tem o selo, seja piso, papel, lápis, porta ou até casa pré-fabricada.

 Para os consumidores

  • Garantia de origem. Ao comprar produtos certificados, o consumidor consciente sabe que aquela matéria-prima florestal foi explorada através de técnicas de manejo, e em que foram aplicadas localmente as leis ambientais e trabalhistas.

Tenha ajuda especializa para certificar sua empresa

Nós da DSGQ temos uma Metodologia Própria para implantação da FSC® e CERFLOR que garante o mapeamento eficiente dos processos, criando um sistema de gestão leve e adaptável à rotina da sua empresa.

Desenvolvemos projetos de certificação completos, com tudo o que sua empresa precisa para implantar um processo de gestão. Nossa metodologia exclusiva de trabalho também permite a redução em 30% do tempo total do projeto, isso sem falar no nosso preço, que é extremamente competitivo.

Quer saber mais sobre o jeito DSGQ de trabalhar? Clique aqui.

 

One Response

  1. […] Para saber mais sobre a certificação FSC® leia também o artigo Certificação FSC®: o que é e como funciona […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
×
Olá! Tudo bem? Para iniciar uma conversa clique no ícone do WhatsApp e escreva como posso te ajudar.