Nova versão FSC® aprenda em 6 passos o que você precisa para a certificação.

Nova versão FSC® aprenda em 6 passos o que você precisa para a certificação.

Hoje iremos tirar algumas dúvidas sobre como receber a certificação e obter o selo da nova versão FSC®.

O selo FSC é a garantia do atendimento a uma série de procedimentos de caráter de sustentabilidade econômica. Desde a plantação e extração da madeira, até sua transformação em impresso. Por exemplo:

Para obter o selo FSC, antes de qualquer coisa precisamos observar vários requisitos que são imprescindíveis para a certificação.

 

1º Passo – fornecedores Certificados e Geração de controles.

Para a certificação de cadeia de custódia, é imprescindível que você possua fornecedores de matéria-prima também certificados FSC.

Cria-se também mecanismos de rastreabilidade o que significa criar registros no sistema de materiais. Especificamente na Classificação de Materiais que passam a funcionar como mecanismos de geração, controle e rastreabilidade de matéria-prima.

 

2º Passo – Implementar um sistema de gestão da Cadeia de Custódia FSC®

A empresa deverá se preparar para a certificação, adequando ou implementando um sistema de controle garantindo o cumprimento de todos os requisitos aplicáveis das normas do FSC para cadeia de custódia.

É necessário definir os procedimentos para o controle e gestão do sistema de cadeia de custódia da organização, garantindo que os mesmos são adotados por todos os envolvidos no processo.

Com base nos mecanismos de identificação criados e implementados no “Primeiro Passo” é executada a reclassificação total de produtos no cadastro de materiais – revisão da classificação existente e descrição do tipo do material para atender à nomenclatura FSC;

 

3º passo – Edição de documentação FSC

Para a identificação dos pedidos de fabricação específicos é criada a OS Master/FSC puro ou cadeias mistas, para facilitar o controle e operacionalização de forma a garantir auditagem permanente sobre os procedimentos requeridos pela certificadora;

Também é objeto de destaque na cadeia a impressão de nota fiscal identificada com o selo FSC, com a finalidade de registrar o tipo de material usado e o percentual de fontes FSC que ele possui;

 

4º passo – Documentos para auditoria

Os balanços de produtos com papel certificado são necessários para as auditorias da certificadora. Por isso, com esse objetivo são criados os relatórios que extraem e da movimentação de materiais e acumulam os níveis de consumo e aplicação de matéria-prima FSC.

 

5º Passo – Implementação de um plano de treinamento e acompanhamento

Conquanto toda a operação de registro, cálculo e documentação dos papéis FSC sejam automáticos é preciso instruir os usuários do sistema da empresa a utilizarem estes recursos de forma correta e precisa.

A empresa terá a necessidade de desenvolver um plano de treinamento cobrindo todos os requisitos normativos aplicáveis, e implementá-lo no que diz respeito ao treinamento efetivo dos colaboradores envolvidos em cada etapa do processo de cadeia de custódia.

 

6º Passo – Passar por auditoria de certificação

Após implementar o sistema de gestão da cadeia de custódia FSC conforme as normas aplicáveis, a sua empresa estará apto a passar pela auditoria de certificação, que será realizada por uma entidade certificadora credenciada pelo FSC, assim como a DSGQ Thinking Business.

 

Os passos descritos referentes a implantação para a Certificação FSC não necessariamente precisam seguir nesta ordem, mas todos esses passos devem ser implementados em sua Certificação FSC.

Clique aqui e entre em contato agora!

A DSGQ Thinking Business acompanha seus clientes em todas as etapas do processo de obtenção e manutenção da certificação FSC, de forma prática, rápida e eficiente.

A certificação FSC é o salto de qualidade que você precisa na sua empresa. Além da satisfação interna de colocar seus funcionários em contato com técnicas de conservação e sustentabilidade ambiental é uma forte contribuição do seu empreendimento à vida do planeta e o principal indicador de sua responsabilidade social.

Iliucha Vale

Mais de 20 anos de experiência na área de certificação e gerenciou a operação do Grupo Bureau Veritas no Brasil